Psicoterapia Infantil
Se baseia na teoria ou abordagem da análise do comportamento, cuidando de crianças até os 12 anos que apresentem problemas comportamentais, dificuldades para expressar sentimentos ou pensamentos, bem como problemas em seu desenvolvimento.
No atendimento infantil são utilizadas técnicas que permite à criança se expressar e se comportar durante a própria sessão, onde ela é auxiliada a superar suas dificuldades. A sessão é efetuada com brincadeiras e atividades lúdicas, planejadas com cuidado e foco terapêutico.
Na medida que a criança amplia sua expressão verbal é possível utilizar também o diálogo terapêutico, semelhante à terapia individual.
Além da sessão de terapia infantil, o terapeuta efetua uma sessão com pais chamada de “Orientação de Pais“. Essa orientação, em alguns casos, pode se estender à escola, quando se detecta que mudanças no manejo escolar poderiam contribuir com a eficácia do tratamento. Em certas situações, a análise funcional que o terapeuta faz sobre a criança pode levar ainda a outros formatos da terapia, com a inclusão de irmãos ou dos pais na mesma sessão.